Oito mil creches: Tucanos contestam discurso de Dilma, que agora nega promessa

Cerim™nia de lanamento da Agenda de Aten‹o B‡sica ˆ
Deputados do PSDB reagiram ao discurso incoerente da presidente Dilma sobre as creches prometidas na campanha e que nunca saíram do papel.

Nesta quarta-feira (23), a petista participou da inauguração de uma das poucas unidades entregues, em Belo Horizonte (MG). Na ocasião, negou ter anunciado a construção de 8.685 creches.
No entanto, ela mesma divulgou esse número em 1º de abril, durante o programa de rádio “Café com a presidenta”, como resultado da ampliação do compromisso inicial de 6 mil unidades.
Reportagem do jornal “O Globo” mostra que, com as 1.180 creches entregues pelo Ministério da Educação no atual governo, a presidente teria que inaugurar 31 novas unidades por dia para cumprir o total estabelecido. “Esquecida”, a presidente disse que não sabe de onde surgiu o número. O governo informou que o jornal que fez confusão ao misturar creches feitas por Lula com a promessa Dilma, ignorando a entrevista dada por ela mesma no programa de rádio.
“Foi um dia meio estranho em que ela prometeu construir as 8.685 creches: 1º de abril. Mas ela prometeu, em seu programa de rádio. E hoje se assusta indagando a si própria ‘quem prometeu tantas creches?’ Ou a presidente Dilma está precisando urgentemente de um tratamento de memória ou de fato o nosso país está sendo tratado de forma dissimulada, desrespeitosa e, acima de tudo, mentirosa”, apontou o líder da Minoria, deputado federal Nilson Leitão (PSDB-MT).
Para Nelson Marchezan Júnior (PSDB-RS), o que Dilma fala, escreve ou registra não se deve acreditar. “A presidente mente e faz campanha com todas as pautas, por mais irresponsável que seja o seu discurso”, criticou.
Segundo ele, a promessa das creches soma-se a inúmeras outras não cumpridas, como a isenção de impostos para saneamento básico, a não privatização do pré-sal e a solução para os problemas da saúde com uma carreira de Estado para os médicos.
“Essa questão das creches é apenas mais um dado que confirma a total ineficiência desse governo. Pois, mesmo tendo tempo, dinheiro e apoio do Congresso e da sociedade, não consegue nem ter projetos e muito menos tirar do papel aquelas iniciativas que não precisam de projetos tão elaborados”, destacou.
Para o tucano, é totalmente inviável que a presidente consiga entregar as unidades, mesmo que sejam 6 mil.
“Para a educação infantil esse governo não dá nenhuma prioridade e não tem a mínima responsabilidade. Transforma isso em mais uma bandeira eleitoral e não trata como um caminho para a melhoria do Brasil”, disse.
Como mostra “O Globo”, a confusão dos números levou o PSDB mineiro a contestar os dados divulgados pelo governo. Pelos números do MEC para o governo Dilma, além das 1.180 creches já entregues, 3.069 estão em execução; 186, em licitação; 1.275, contratadas pelo RDC; e 643 em planejamento, o que dá um total de 6.356.
Mas o presidente do diretório mineiro, deputado federal Marcus Pestana, garante que somente 120 foram concluídas e entregues na gestão Dilma.
“Em evento realizado no dia 17 de agosto de 2010 (durante a campanha à Presidência) em São Paulo, Dilma chegou a informar que entregaria 1.500 unidades por ano. Próximo ao fim do terceiro ano do seu governo, ela entregou apenas 120 unidades, 2% do prometido. O último relatório do PAC, de setembro de 2013, indica que apenas 8% de 1.503 empreendimentos contratados em 2011 estão prontos. Nenhum empreendimento contratado em 2012 e 2013 está concluído” afirmou, ao “O Globo”.
Do Portal do PSDB na Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prisão após 2ª instância: quais ministros do STF mudaram de opinião – e de voto?

A decisão do ministro Marco Aurélio Mello de conceder uma liminar monocrática autorizando presos condenados em segunda instância a ped...