Conselheiros repudiam violência, pedem transporte público 24 horas e tarifa zero

Conselheiros repudiam violência, pedem transporte público 24 horas e tarifa zero
IMG 3577

O Conselho de Juventude do Distrito Federal (Conjuve-DF) se reuniu na tarde de quinta (20) e produziu uma nota de apoio às mobilizações em todo o Brasil. No texto, os conselheiros afirmam que não apenas apoiam, mas também participam dos atos, defendendo a tarifa zero nos ônibus do DF e o transporte público por 24 horas. Na ocasião, também foi aprovado o Regimento Interno do Conjuve.
Confira a nota na íntegra:

Nota do Conselho de Juventude do DF em apoio às mobilizações no país
O Conselho de Juventude do Distrito Federal vem a público demonstrar seu apoio às manifestações que estão mobilizando o país.
Inicialmente, em várias cidades do Brasil ocorreram aumentos da tarifa do transporte, o que levou diversos setores da sociedade, notadamente a juventude, às ruas em atos contra o aumento destas.
Com o tempo as manifestações cresceram e foram englobando diversas pautas, demonstrando que há também uma demanda forte e reprimida da juventude e do conjunto da sociedade por participação social.
É preciso abrir canais de diálogo direto com a juventude que está nas ruas. Precisamos construir uma democracia em que a juventude tenha vez e tenha voz.
Sobre a questão das lutas sobre transporte, essas lutas tem se mostrado vitoriosas, e várias cidades já reduziram suas tarifas.
Em Brasília também temos tido diversas mobilizações, e a juventude do DF também está na luta por um transporte coletivo melhor, dentre diversas outras pautas.
Por isso apoiamos e participamos dos atos, e defendemos a Tarifa Zero nos ônibus do DF e o Transporte 24 horas.
Repudiamos os atos isolados de violência cometidos por alguns infiltrados, que buscam deslegitimar as pautas.
Acreditamos também que é necessário avançar na discussão e resolução das diversas demandas que estão sendo apresentadas nas ruas, por isso conclamamos o conjunto da sociedade para avançarmos num debate aberto e democrático sobre a mobilidade urbana, o direito à cidade, educação, saúde, democratização da comunicação e muito mais.
Cabe aqui salientar o avanço representado por este conselho, criado por lei e com conselheiros indicados pelo Governo e conselheiros da sociedade civil eleitos por voto direto e universal, ou seja um conselho que nasce dentro dos movimentos sociais, para ser um espaço de diálogo e construção política. Este conselho tem um papel importante a cumprir, de abrir espaços de participação, ouvir e dialogar com as juventudes do DF.
Conselho de Juventude do Distrito Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prisão após 2ª instância: quais ministros do STF mudaram de opinião – e de voto?

A decisão do ministro Marco Aurélio Mello de conceder uma liminar monocrática autorizando presos condenados em segunda instância a ped...