Representações contra deputados condenados no DF só serão analisadas após recesso dos colegas
Câmara Legislativa não teve quórum para tratar sobre o assunto
Ao retornar do recesso parlamentar, em agosto, os deputados distritais que integram a Mesa Diretora da CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal) irão se reunir para avaliar as representações que foram protocoladas na Casa contra o deputado Benedito Domingos (PP). Também há pedidos de instauração de processo por quebra de decoro parlamentar contra os deputados Aylton Gomes (PMN) e Rôney Nemer (PMDB), além de Benedito Domingos (PP), recentemente condenados pelo Tribunal de Justiça do DF em decisão de primeira instância.
Por falta de quórum, a Mesa Diretora não pôde se reunir oficialmente na semana passada para decidir sobre o encaminhamento das representações. Na manhã desta terça-feira (9), o presidente da Câmara Legislativa, deputado Wasny de Roure (PT), e o vice-presidente, deputado Agaciel Maia (PTC), conversaram sobre o assunto. As representações serão tema da primeira reunião da Mesa, prevista para o dia 7 de agosto.
Em 2 de julho, Benedito Domingos foi condenado pela Segunda Vara de Fazenda Pública do Distrito Federal a devolver mais de R$ 30 milhões aos cofres públicos por envolvimento na Caixa de Pandora.
A última representação contra ele é do movimento Adote um Distrital. Um de seus voluntários entrou, nesta terça-feira (9), com pedido de abertura de processo ético disciplinar de perda de mandato parlamentar contra o deputado.
O documento, com 18 páginas, foi encaminhado à Mesa Diretora, que irá submetê-lo à análise da Procuradoria da CLDF. Caso obedeça aos parâmetros legais, a peça deverá ser enviada à Corregedoria e, em seguida, à Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, instância à qual cabe analisar a proposição.
O autor do pedido afirma que o parlamentar responde judicialmente a quatro acusações de improbidade administrativa, além de ser réu em ações penais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário