Festas representam 75% das emendas liquidadas em 2013


Festas representam 75% das emendas liquidadas em 2013
Novo levantamento realizado pelos voluntários do projeto “Adote Um Distrital”, revela que no primeiro semestre de 2013, 75,48% das emendas liquidadas pelo GDF foram para festas/cultura. Isso representa mais de 17 Milhões de Reais em 79 eventos culturais, ou seja, treze eventos por mês no Distrito Federal. Já para as obras, o total representa 20% pouco mais de R$ 4 Milhões de Reais.
O mesmo levantamento foi realizado em abril de 2013 e revelou que essa porcentagem era bem maior, 97,8 % das emendas dos parlamentares que foram liquidadas com festividades.
“O GDF não prioriza politicas públicas que de fato venha mudar a realidade do povo do Distrito Federal”, ataca o coordenador do Adote, Diego Ramalho.
Em 2012, os mesmo voluntários apresentaram ao Governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz e ao Secretário de Transparência Carlos Higino, uma minuta de decreto, regulamentando a execução dos eventos culturais. Na minuta, o grupo apresentou onze itens que daria mais transparência e participação popular na realização dos eventos culturais. De acordo com Diego Ramalho, além de não acatar as sugestões do documento em 2012, o governo não deu nenhum tipo de resposta ao movimento.
O coordenador garantiu que o Adote irá apresentar novamente uma minuta, pois de acordo com ele ainda, mesmo com a diminuição das emendas liquidadas para festas, o número ainda é assustador.
“A ideia agora é apresentar dados e a minuta novamente, mas agora ao conselho de transparência do DF, onde temos uma cadeira”, encerrou.
Por Ricardo Faria
Fonte: Guardian Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prisão após 2ª instância: quais ministros do STF mudaram de opinião – e de voto?

A decisão do ministro Marco Aurélio Mello de conceder uma liminar monocrática autorizando presos condenados em segunda instância a ped...